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Normas de Submissão

Revista Educação Legislativa em Foco - RELF

Breve Histórico
O periódico Revista Educação Legislativa em Foco - RELF é uma publicação científica em formato eletrônico da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, destinada a divulgar produções com foco na educação legislativa e contemplando temas como: letramento político, educação midiática, legislação, cidadania, combate à desinformação, participação política e atuação das Escolas Legislativas e de Contas. Tem como missão ser um espaço aberto para o debate e a difusão de pesquisas relacionadas à Educação Legislativa, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os campos epistemológicos para ampliar o conhecimento e o saber em suas publicações anuais.

Ética na Publicação
A RELF adota políticas para o uso indiscriminado de inteligência artificial na elaboração de manuscritos com ferramentas para detecção de plágio e autoplágio.
A revista não aceita pesquisas elaboradas por seus editores, para que não haja conflito de interesses.

Foco e Escopo
O periódico destina-se a todas as áreas de conhecimento a respeito da Educação Legislativa, teóricas ou aplicadas. Apenas contribuições inéditas serão consideradas.

Processo de Avaliação pelos Pares
Para submeter seu trabalho, utilize o template disponível AQUI
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Sobre o processo de avaliação dos trabalhos:
Todos os trabalhos submetidos passarão por uma pré-avaliação, que contempla:
1) Apreciação antiplágio. Na existência de qualquer ocorrência que possa assinalar-se como plágio, o autor ou os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso.
2) Verificação das diretrizes para autores.
3) Averiguação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo do periódico. Produções em desacordo com qualquer desses itens serão recusados.

A etapa seguinte versa na avaliação por pares. Onde os trabalhos que atenderem aos itens da pré-avaliação serão encaminhados às cegas a pelo menos dois avaliadores (de instituições e região diferentes das dos autores), que se orientarão por um questionário de avaliação.
Para que os revisores possam fazer uma avaliação cega, é essencial que a versão do trabalho enviada não contenha qualquer identificação de autoria, tanto no texto em si quanto no rodapé, nas referências ou nas propriedades do arquivo. Ao citar ou referenciar obras dos próprios autores, utilize apenas (AUTOR1, ano), sem incluir o título ou outras informações da publicação, para manter o anonimato.
O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:
a) Aprovado: o avaliador tem a opção de incluir ou não comentários sobre o texto.
b) Revisões necessárias: o avaliador deve indicar as alterações que precisam ser feitas antes da publicação, com observações no texto e/ou em um relatório anexo. O texto não será devolvido ao avaliador; a Comissão Editorial será responsável por verificar se as correções foram feitas pelo autor dentro do prazo estipulado, e decidirá sobre a publicação.
c) Não aprovado: o avaliador deve identificar os motivos da reprovação do texto e pode sugerir melhorias para futuras submissões.

Por fim, cabe ressaltar que o Conselho Editorial e o corpo de Avaliadores são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à Abel.
A média de tempo de avaliação dos artigos ocorre em seis meses, para atender uma média, entre a aprovação à publicação, de três meses.

Periodicidade
Contínua

Diretrizes para Autores
O projeto editorial da Revista Educação Legislativa em Foco -RELF prevê os seguintes tipos de colaboração:
Artigos inéditos e Pesquisas: até xx.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, se houver.

Estrutura mínima exigida:
Título: no máximo 20 palavras;
Resumo: não exceder 120 palavras e até cinco palavras-chave;
Introdução;
Referencial teórico;
Metodologia;
Resultados;
Discussão e conclusões;
Referências.

Resenhas (livros e monografias): até 1.900 palavras
Devem ter um título original;
Precisam ter a referência completa da obra analisada: autores ou organizadores, editora, ano de publicação e número de páginas;
Estar acompanhadas de uma foto da capa da obra resenhada, escaneada com alta qualidade.

Idiomas
Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês.
Título, resumo e palavras-chave de autores brasileiros devem vir em Português, Espanhol e Inglês.
Título, resumo e palavras-chave de autores de outros países devem vir no idioma original e em inglês, responsabilizando-se a revista pela tradução para o Português.

Identificação dos autores
Os colaboradores devem acompanhar suas contribuições com as seguintes informações:
Informações acadêmicas incluindo afiliação institucional, cargo, qualificações e principais publicações.
Histórico profissional.
Detalhes de contato: endereço para correspondência, telefone e e-mail (o e-mail será divulgado publicamente).
O texto completo de identificação dos colaboradores deve ter no máximo 500 caracteres (incluindo espaços), independentemente do número de autores.
Esses dados devem ser enviados através da plataforma em um arquivo separado do artigo submetido para garantir uma avaliação cega por pares.

Formatação
O documento deve ser elaborado em formato Word, utilizando o template disponibilizado.

Notas, citações e referências
As notas explicativas devem ser inseridas no rodapé da página, em fonte tamanho 10, com a numeração seguindo a ordem de aparição no texto.
As fontes das citações devem ser identificadas dentro do texto, incluindo o nome do autor, o ano da publicação e a página da citação, quando aplicável.
Tanto nas citações no texto quanto nas referências finais (listadas em ordem alfabética), devem ser seguidas as normas da ABNT, especificamente a NBR 10502 para citações e a NBR 6023 para referências bibliográficas.
Se autores de outros países utilizarem sistemas diferentes, como o Vancouver, a revista padronizará as citações e referências conforme as normas mencionadas.

Figuras
As imagens devem ser enviadas em arquivos separados e numeradas, acompanhadas pela legenda apropriada e referência de autoria (quando aplicável). Seu posicionamento no texto deve ser especificado.
Para fotografias, mapas, organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, é necessário utilizar formatos adequados para impressão (300 dpi com 20 cm de largura).
Elementos como quadros, gráficos, tabelas, organogramas, diagramas e fluxogramas simples serão redesenhados e adaptados aos padrões gráficos da Revista Educação Legislativa em Foco - RELF.

Declaração de direito autoral
Ao submeter um trabalho, os autores concordam em ceder os direitos de primeira publicação à Revista Educação Legislativa em Foco - RELF, sem remuneração. Eles podem, separadamente, negociar acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão publicada na revista (como inclusão em um repositório institucional ou publicação em formato de livro), desde que reconheçam a publicação original na revista.

Conflitos de interesse
Será feita uma cuidadosa verificação para garantir que as submissões não sejam encaminhadas a revisores que tenham qualquer vínculo institucional que possa gerar conflito de interesse. Submissões feitas por membros do comitê editorial da revista serão enviadas a revisores sem a divulgação do nome do autor.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços oferecidos por esta publicação e não serão compartilhados para outros propósitos ou com terceiros.

Processo de Avaliação por Pares
A revista aceita submissão de trabalhos em fluxo contínuo. O periódico reserva o direito de rejeitar submissões recomendadas pelos/as pareceristas, tendo em vista a disponibilidade de publicação dentro de um tempo razoável. O/A editor/a responsável pela submissão comunicará os/as autores/as da decisão de publicar ou não a submissão recomendada pelos/as pareceristas. O periódico também se reserva o direito de rejeitar submissões antes de enviá-las aos/às pareceristas, tendo em vista o escopo do trabalho e sua qualidade.

São critérios para avaliação dos trabalhos:
• conformidade com as normas para apresentação dos trabalhos
• relevância e contribuição para a área do conhecimento à qual se refere;
• consistência teórica;
• consistência metodológica;
• referências bibliográficas atualizadas;
• coerência com as normas técnicas.