EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO PARLAMENTO SUL-MINEIRO: O QUE TEM FEITO AS ESCOLAS DOLEGISLATIVO?

Autores

  • Lucas Silvério Medáu Dias Universidade Federal de Alfenas Autor

Palavras-chave:

educação para a cidadania, escola do legislativo, cidadania, educação legislativa, educação não formal

Resumo

Esta pesquisa de dissertação de mestrado investiga como as escolas do legislativo no
Sul de Minas Gerais desenvolvem suas propostas de educação para a cidadania. A
pesquisa qualitativa e descritiva envolveu análise documental de dados de nove escolas
do legislativo de câmaras municipais do Sul de Minas Gerais. Inicialmente, o texto
apresenta o autor e as suas motivações na escolha do tema, que é a educação para a
cidadania realizada no âmbito das escolas do legislativo. A segunda seção detalha o
desenho da pesquisa. Ela aborda a educação para a cidadania como um exercício
político, discute os objetivos da pesquisa, sua relevância e a organização do texto. A
terceira seção descreve a metodologia utilizada no estudo. As seções quatro e cinco
focam no levantamento bibliográfico e no referencial teórico. Elas elucidam conceitos-
chave como cidadania, educação para a cidadania, educação não formal, escolas de
governo, educação legislativa e escolas do legislativo. A sexta seção apresenta os dados
coletados e suas análises. As interpretações são feitas à luz das teorias para cumprir três
objetivos específicos: caracterizar as instituições, listar suas atividades educativas e
analisar a intencionalidade educativa da educação para a cidadania. As considerações
finais, por sua vez, indicam que as escolas do legislativo estudadas tendem a focar mais
na educação para a cidadania do que em outros eixos, como a capacitação de agentes
públicos. Observou-se também uma tendência por estudantes da educação básica como
público-alvo, em detrimento de outros grupos e setores da sociedade. O texto conclui
apresentando não apenas os limites da pesquisa e as lacunas para futuras investigações,
mas também tece indicações e apontamentos para as instituições objeto de pesquisa.

Publicado

08-01-2025