AS TEORIAS DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO CIDADÃ PROVIDA PELO PODER LEGISLATIVO
Palavras-chave:
Educação Cidadã, Poder Legislativo, Projeto Câmara de Ve-reador Mirim 3Resumo
Este artigo busca evocar os pensamentos originais de Jean Jacques Rousseau, do século XVIII, que contribuíram para a formação de um modelo de Estado go-vernado pelo povo, destacando a importância essencial do Poder Legislativo na proposição de leis que atendam à vontade geral e na promoção da participação política através da educação cidadã. No Brasil, a partir da Constituição de 1988, as Casas Legislativas passaram a promover programas de educação infantil ci-dadã, como o Programa Câmara Mirim. Com foco nessa temática, a pesquisa, de natureza bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, analisa os arran-jos aprovados pela Câmara Municipal de Itapevi, em São Paulo, que criou o Pro-jeto Câmara do Vereador Mirim. O artigo apresenta elementos teóricos e práticos do programa educacional político, aplicáveis a todas as Câmaras Municipais do Brasil, buscando contribuir com uma base de informação para outros trabalhos acadêmicos e somar conhecimentos aos estudos do desenvolvimento regional e da educação cidadã promovida pelo Poder Legislativo.