AS TEORIAS DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO CIDADÃ PROVIDA PELO PODER LEGISLATIVO

Autores

  • Marcos Jorge Bataglia FIPECAFI Autor
  • Adriana Leonidas de Oliveira EAESP-FGV Autor
  • Moacir José dos Santos UNESP Autor

Palavras-chave:

Educação Cidadã, Poder Legislativo, Projeto Câmara de Ve-reador Mirim 3

Resumo

Este artigo busca evocar os pensamentos originais de Jean Jacques Rousseau, do século XVIII, que contribuíram para a formação de um modelo de Estado go-vernado pelo povo, destacando a importância essencial do Poder Legislativo na proposição de leis que atendam à vontade geral e na promoção da participação política através da educação cidadã. No Brasil, a partir da Constituição de 1988, as Casas Legislativas passaram a promover programas de educação infantil ci-dadã, como o Programa Câmara Mirim. Com foco nessa temática, a pesquisa, de natureza bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, analisa os arran-jos aprovados pela Câmara Municipal de Itapevi, em São Paulo, que criou o Pro-jeto Câmara do Vereador Mirim. O artigo apresenta elementos teóricos e práticos do programa educacional político, aplicáveis a todas as Câmaras Municipais do Brasil, buscando contribuir com uma base de informação para outros trabalhos acadêmicos e somar conhecimentos aos estudos do desenvolvimento regional e da educação cidadã promovida pelo Poder Legislativo.

Biografia do Autor

  • Marcos Jorge Bataglia, FIPECAFI

    Pós-Graduado em Controladoria em Gestão Pública

  • Adriana Leonidas de Oliveira, EAESP-FGV

    Pós-Doutorado em Administração de Empresas

  • Moacir José dos Santos, UNESP

    Doutor em História

Downloads

Publicado

29-10-2024