A EDUCAÇÃO LEGISLATIVA NO CAMINHO DA RES PUBLICA: A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ALESP

Autores

  • Agnes Thaís Sacilotto Alesp Autor
  • Any Marise Ortega ALESP Autor
  • Caroline de Castro Gomes Alesp Autor
  • Rhebeca Luiza André de Souza Alesp Autor

Palavras-chave:

educação política; Alesp; Democracia Jovem; direitos humanos; habitus democrático; cultura política.

Resumo

Este trabalho aborda a particularidade da educação legislativa em termo da natureza de suas instituições, escopos e objetivos, especificamente no que concerne à sua posição no campo político da democracia. O potencial educativo do campo político é discutido por meio da aplicação dos conceitos de habitus político ativo e capital cultural político, e seu caráter é entendido como de ferramenta de apoio à construção do modo de vida democrático–participativo (cidadania) e de suas instituições (Estado de Direito e Sociedade Civil). Sua atuação se dá no sentido do desenvolvimento de competências e habilidades, notadamente entre a juventude, que permitam o desenvolvimento de agentes políticos ativos. Em especial, considerando-se a educação e, em particular, a educação para a cidadania, um direito humano de segunda geração, mas que permeia todas as demais, as escolas legislativas tornam-se agências de efetivação do direito à construção da cidadania consciente e engajada. Por fim, a contribuição da Alesp para a educação política, por meio do Instituto do Legislativo Paulista, é apresentada na forma do Programa Democracia Jovem, um conjunto de ações que envolve cursos e atividades vivencias no Parlamento. 

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Publicado

14-05-2025